TRANSTORNOS MENTAIS – São cada vez mais comuns no ambiente de trabalho

Os transtornos mentais relacionados ao trabalho, um mal invisível e silencioso, vêm sendo detectados há anos pela Previdência Social como causa de afastamento do trabalho. Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, em 2020, mais de 576 mil pessoas receberam auxílio-doença ou foram aposentadas por invalidez devido a #transtornosmentais e comportamentais. A crise provocada pela pandemia da #covid19 colaborou significativamente para esse número alarmante. O mundo foi afetado e o impacto na saúde mental das pessoas é cada vez mais evidente.
Os dados demonstram que os problemas mentais decorrentes da pandemia deverão ser enfrentados em conjunto por empresas e trabalhadores.
 
Nos ambientes de trabalho, promover a #saúdemental é um desafio. Dar valor aos sinais e sintomas como desânimo, fadiga, tensão muscular, distúrbios do sono e irritabilidade é muito importante. Combater o “silêncio” dentro das organizações, conversar com os colegas sobre o sofrimento vivenciado também é fundamental. Empresas precisam propiciar condições aos empregados que necessitem de auxílio. Por outro lado, é importante ficar atento às situações de trabalho em que haja mais sinais de problemas e, a partir daí, implementar medidas que contribuam para o trabalho saudável.
 
No #DiaMundialdaSaúde, celebrado nesta quarta-feira (7/4), te convidamos a participar da construção de ambientes de trabalho mais seguros. ?? ????????. Uma campanha pela valorização da saúde mental no ambiente de trabalho.
 
*Com informações do médico e prof. Dr. da Universidade de São Paulo Laerte Sznelwar,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + cinco =