Presidente do Sindmet participa do lançamento do livro do advogado e professor Ruy Samuel Espíndola

O presidente do Sindmet, Vilmar Sizino Garcia e sua esposa Rosimar participaram a convite, no dia 30 de junho, no auditório da OAB-SC, em Florianópolis, do lançamento do quarto livro do advogado e professor da UFSC, Ruy Samuel Espíndola, intitulado “Palavra e Memória: antologia de um Advogado e Professor”. Ocupante, desde 28 de novembro de 2014, da Cadeira 14 de Academia Catarinense de Letras Jurídicas – ACALEJ – que tem em seu patronato o advogado Acácio Bernardes, Ruy Espíndola foi homenageado por diversas lideranças políticas, advogados, integrantes do Ministério Público, professores e alunos da UFSC, pelo desembargador João Marcos Buch, representando o presidente do Tribunal de Justiça de SC, pelo delegado regional do Trabalho em SC, Paulo Eccel, entre outras autoridades.

Vilmar Garcia representou os trabalhadores metalúrgicos na solenidade. “Foi um momento dos mais relevantes e importantes não apenas para a minha pessoa, mas também para a entidade que presido”, destaca Garcia. Ruy Samuel Espíndola manifestou ao presidente Garcia “alegria muito grande pela amizade e prestígio de sua presença e de sua esposa, esperando que estejam muito mais vezes conosco”. Em seu discurso, Ruy Samuel Espíndola destacou: “Foi na advocacia que minha dedicação ocupacional foi e é mais profunda. Nela aprendi a escrever mais e melhor. Foi na advocacia que ganhei eloquência e combatividade, escrevendo e falando. A docência me fez conhecer com mais profundidade e dedicação o Direito, mas a advocacia me ensinou a efetivá-lo, protegê-lo e a valorizar convictamente que toda luta para sua realização é uma batalha em prol da humanidade”.

Advogado com atuação nos tribunais catarinenses e superiores desde 1997, sócio fundador Espíndola & Valgas, A/A, com sede em Florianópolis, Ruy Samuel Espíndola possui graduação pela FURB (1987/1991) e Mestrado pela UFSC (1992/1997), onde é Professor de Direito Constitucional desde 1994, membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB (2013/2022), presidente da Comissão de Direito Constitucional da Seccional SC (2019/2022). Publicou os livros “Conceito de Princípios Constitucionais”, “Direito Eleitoral: a efetividade dos direitos políticos fundamentais de voto e de candidatura”, e “Princípios Constitucionais e Democracia”. O livro “Palavra e Memória: antologia de um Advogado e Professor” é composto de 44 textos, em seis capítulos. Como diz o seu autor, existe uma simbiose entre palavra e memória: “A memória depende da palavra para fazê-la sempre viva, a palavra necessita da memória para se fazer mais fecunda, profícua, forte, mais alta e mais profunda e honesta”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 15 =