O que é uma política industrial sustentável?

Uma política industrial é um plano para encorajar padrões desejados de crescimento e desenvolvimento industrial.
Ela foca estrategicamente alguns setores e industriais, assim como planeja a expansão e a melhoria da infraestrutura de transporte e comunicação.
Nós trabalhadores e trabalhadoras, sabemos bem que nem toda política industrial é sustentável, justamente porque nem todas as grandes obras ou industrias são. Para ser sustentável, a política industrial deve criar uma economia saudável e gerar emprego decente, ao mesmo tempo em que minimize os impactos negativos sobre o meio ambiente e avance na garantia dos direitos da sociedade como um todo.
Na prática, isso passa, por exemplo, por ações como: incentivo á pesquisa e ao desenvolvimento, melhoria da eficiência energética, redução das desigualdades, garantia dos direitos trabalhistas e a qualificação profissional.
O trabalho é um elemento central na vida de casa pessoa e na organização da sociedade. Ele é um direito humano, que garante nossa sobrevivência material e faz parte da formação da nossa identidade. Mas pode ser, também, alvo de muitas violações e fonte de opressão. Sem trabalho decente, não há transição justa para o desenvolvimento sustentável.
Vilmar Sizino Garcia – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Jaraguá do Sul e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =