Entenda quem tem direito ao dissídio 2024

No mundo do trabalho, o termo dissídio é muito comum entre os trabalhadores, apesar disso, muitos ainda não sabem exatamente o que realmente ele trata e como é o seu funcionamento.

De maneira geral, o dissídio refere-se a negociações coletivas entre empresas contratantes e os trabalhadores, especialmente relacionadas ao reajuste salarial e benefícios.

O dissidio trata-se da correção monetária anual do salário, acompanhando a inflação e, cujo propósito é preservar o poder de compra e a economia do país. O dissídio coletivo é feito judicialmente para atender os direitos de uma categoria profissional de trabalhadores, garantindo que os direitos e deveres sejam cumpridos segundo a legislação trabalhista vigente.

Quem tem direito ao reajuste salarial pelo dissídio?

Todo trabalhador regido pela CLT tem direito ao dissídio, independente categoria profissional que se enquadra.

O reajuste ocorre anualmente, segundo a data-base da nossa categoria 01 de Janeiro.

Dissídio 2024

A data oficial para divulgação do dissídio 2024 pode variar de acordo com as negociações entre o sindicato dos trabalhadores e o sindicato patronal.

Com relação a valores, o dissídio de 2024 será calculado considerando a inflação e negociado aumento real. A próxima rodada de negociações com o Sindicato Patronal irá ocorrer amanhã (sexta-feira) 19 de Janeiro de 2024.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =