Entenda quem tem direito ao dissídio 2024
No mundo do trabalho, o termo dissídio é muito comum entre os trabalhadores, apesar disso, muitos ainda não sabem exatamente o que realmente ele trata e como é o seu funcionamento.
De maneira geral, o dissídio refere-se a negociações coletivas entre empresas contratantes e os trabalhadores, especialmente relacionadas ao reajuste salarial e benefícios.
O dissidio trata-se da correção monetária anual do salário, acompanhando a inflação e, cujo propósito é preservar o poder de compra e a economia do país. O dissídio coletivo é feito judicialmente para atender os direitos de uma categoria profissional de trabalhadores, garantindo que os direitos e deveres sejam cumpridos segundo a legislação trabalhista vigente.
Quem tem direito ao reajuste salarial pelo dissídio?
Todo trabalhador regido pela CLT tem direito ao dissídio, independente categoria profissional que se enquadra.
O reajuste ocorre anualmente, segundo a data-base da nossa categoria 01 de Janeiro.
Dissídio 2024
A data oficial para divulgação do dissídio 2024 pode variar de acordo com as negociações entre o sindicato dos trabalhadores e o sindicato patronal.
Com relação a valores, o dissídio de 2024 será calculado considerando a inflação e negociado aumento real. A próxima rodada de negociações com o Sindicato Patronal irá ocorrer amanhã (sexta-feira) 19 de Janeiro de 2024.