PORQUE REDUZIR A JORNADA DE TRABALHO PARA 40 HORAS SEMANAIS!

postado em: Notícias | 0

Porque reduzir a jornada de trabalho para 40 horas semanais!

A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais no Brasil é proposta para aumentar a qualidade de vida, saúde mental e claro, também de lazer dos trabalhadores com seus familiares além de estimular a economia e, potencialmente, criar mais empregos em todas as categorias. A mudança visa reduzir o estresse, melhorar a produtividade e promover justiça social, permitindo, por exemplo, o fim da famosa escala 6×1. Os principais argumentos dessa redução incluem, qualidade de vida e saúde: Menos horas de trabalho reduzem o estresse e doenças ocupacionais, diminuindo o absenteísmo e afastamentos originada pelas cargas horárias de trabalho.
Melhoria na escala 6×1: A redução para 40 horas permite um dia de folga adicional como na escala atual 5×2, promovendo equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Impacto Econômico e Emprego: Embora possa aumentar o custo da mão de obra, a medida pode gerar empregos e aumentar o consumo, sem necessariamente causar desemprego, ao contrario do que argumentam alguns setores produtivos o que já se espera. Produtividade: defensores acreditam que jornadas menores aumentam a eficiência, enquanto críticos alertam que o Brasil precisa aumentar sua produtividade antes de reduzir jornada, sob o risco de queda na produção. Proposta legais: O tema é debatido no famoso congresso nacional, com propostas de emendas constitucionais como a 148/ 2015 e propostas de fim de jornada de 6×1, visando uma transição gradual e melhoria nas condições de trabalho, inclusive para mulheres, permitindo mais qualificação profissional. A mudança no entanto vem sofrendo resistência de setores que apontam desafios econômicos para empresas menores, quando na verdade, é as maiores empresas que trazem a verdadeira resistência a nível de Brasil em todas as categorias assim sendo, não só a dos trabalhadores metalúrgicos. Teremos que aguardar essa luta de muitos e muitos anos e pressionar os deputados para que, votem naquilo que os trabalhadores querem e o governo federal já sinalizou que sancionara a lei e ai sim a vitória será nossa, dos trabalhadores (as).

Vilmar Sizino Garcia Presidente do sindicato dos trabalhadores metalúrgicos de
Jaraguá do Sul e Região.

Design sem nome – 1