Veja 11 erros mais comuns cometidos por jovens profissionais

Presumir que saber tudo e recusar a aprender com os próprios erros são algumas das atitudes que podem prejudicar o sucesso profissional dos jovens.

Com entrada cada vez mais cedo no mercado de trabalho, os jovens profissionais são inseridos em um cenário empresarial que requer múltiplas habilidades e técnicas para atender às expectativas.

Segundo o professor de comportamento organizacional Steffen Raub, da Ecole hôtelière de Lausanne, universidade de gestão de hospitalidade suíça, melhorar as habilidades de redação e comunicação em negócios e valorizar a aprendizagem ativa, que implica aprender com os próprios erros e dos outros, são algumas atitudes essenciais para a carreira.

“A trajetória profissional envolve uma série de desafios e, para enfrentá-los, é importante ter a consciência de que imprevistos e erros podem acontecer”, diz.

Veja 11 erros e dicas de Steffen Raub que ele considera determinantes para a evolução profissional dos jovens:

Dispensar o valor das posições iniciais
Enquanto você pode aspirar a subir a escada corporativa e atingir altos cargos, com altos salários, perceba que seu avanço na carreira começa na parte inferior. Aprenda o máximo que puder de cada trabalho e cargos que tiver, enquanto se prepara para mais responsabilidade e prestígio no futuro.

Presumir que sabe de tudo
Claro, você passou alguns anos treinando e investindo em sua vida profissional, mas ainda precisa aprender muito. Permaneça como um estudante vitalício durante toda a sua carreira.

Esquecer de fazer um bom networking
As relações que você faz durante sua trajetória profissional podem ser inestimáveis para o seu futuro. Aprenda coisas novas, descubra novas posições e ajude outras pessoas a alcançarem também os seus objetivos, assim, fazer bons contatos se tornará um hábito.

Estar despreparado para reuniões ou chegar atrasado
Demonstre sua dedicação à sua empresa e compromisso com o trabalho em equipe ao se preparar para as reuniões com antecedência e chegar no horário. Essas ações também mostram suas contribuições para a empresa e apoiam sua reputação profissional.

Se envolver em fofocas ou dramas de escritório
O drama pertence à televisão, não ao escritório. Evite compartilhar detalhes sobre sua vida privada, fofocando sobre colegas de trabalho ou criticando seu chefe. Mantenha o foco em suas tarefas e incentive seus colegas a permanecerem positivos e concentrados também.

Fazer apenas o necessário
Se você estiver satisfeito em fazer apenas a quantidade mínima de trabalho necessária para sobreviver ainda receberá seu pagamento no final do mês. Porém, dessa forma, você não se destacará entre seus colegas, não ganhará o direito de pedir um aumento nem de receber melhores oportunidades de trabalho. Invista sempre em sua carreira e dê sempre o seu melhor.

Não ler sobre seu segmento ou indústria
Você será mais eficaz no seu trabalho quando ficar antenado nas tendências do setor, práticas e mudanças de liderança. Acompanhe o que está acontecendo em seu meio profissional por meio de publicações específicas e pela internet e fique atento a futuras demandas do mercado.

Não se vestir profissionalmente
A maneira como você se veste dá suporte à sua reputação profissional e pode motivá-lo a trabalhar mais. Quando você se veste profissionalmente também deixa uma boa impressão nos clientes.

Não revisar os e-mails antes de enviar
Os e-mails que você envia para clientes e colegas podem afetar seu trabalho e sua reputação. Reveja a gramática, ortografia, o tom e a precisão antes de pressionar o botão enviar.

Não saber pedir ajuda ou demonstrar gratidão
Pedir ajuda não é sinal de fraqueza. Seja inteligente para procurar ajuda quando se sentir sobrecarregado ou tiver dúvidas. Então, lembre-se de agradecer às pessoas que ajudaram você a construir relacionamentos mais fortes e mutuamente benéficos.

Recusar a aprender com seus erros
Todo mundo comete erros. Em vez de ficar desanimado, apático ou frustrado, esforce-se para aprender e crescer. Permita que seus erros façam de você uma pessoa e profissional melhores.

Fonte: G1, 22.01.2020

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