Sindicato dos Metalúrgicos: 54 anos de lutas e vitórias

“1 + 1 é sempre mais que 2.
Venha se somar ao seu sindicato, você faz toda a diferença”

 

O nosso Sindicato completou 54 anos de existência no dia 2 de outubro. Mais de meio século de lutas na ampliação e na defesa dos direitos de uma categoria que tem construído, com suor e sangue, a riqueza de Jaraguá do Sul e Região. A participação dos trabalhadores e trabalhadoras do setor metalúrgico sempre foi determinante para a consolidação da imagem de nossa região, forte e vibrante.

Infelizmente, essa riqueza gerada no chão de fábrica não tem sido partilhada de forma digna com aqueles que a produzem. Apesar dos avanços alavancados nos últimos 54 anos, os problemas e diferenças entre a classe trabalhadora e a classe patronal ainda são os mesmos e foram intensificados devido à pandemia que estamos vivendo.

Baixos salários, jornadas extenuantes, condições inadequadas de trabalho, doenças, acidentes, assédio moral e sexual, a terceirização em larga escala e a constante sombra das demissões são problemas de hoje e de ontem. Claro que muitas coisas melhoraram para o trabalhador, mas não o suficiente para nos sentirmos seguros e confiantes. É nessa hora de insegurança e medo que o Sindicato se faz necessário, porque somente o Sindicato é capaz de lutar em nome do emprego e das condições de trabalho da categoria.

Ao longo desses 54 anos enfrentamos de tudo. Greves, ameaças, demissões, perseguições e, mais recentemente, a retirada dos direitos dos trabalhadores e dos meios de subsistência do movimento sindical, através da contrarreforma trabalhista, em vigor desde novembro/2017. Apesar do revés e das dificuldades que enfrentamos com um governo que quer o fim dos direitos e a implantação do sistema ultra neoliberal, o Sindicato dos Metalúrgicos continua resistindo. Mas, para obter um mínimo de sucesso nessa luta desigual, precisa cada vez mais do apoio dos trabalhadores e trabalhadoras, da união e da conscientização da categoria.

A nossa central sindical, a CUT, está lançando uma campanha de sindicalização e nós, da diretoria do SINDMET conclamamos a todos e todas para que participem dessa empreitada, sendo sócios do Sindicato. Afinal, “1 + 1 é sempre mais que 2. Venha se somar ao seu sindicato, você faz toda a diferença”!

Silvino Volz – Presidente do Sindmet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =