Diretoria do Sindicato realiza Planejamento

A diretoria do Sindicato realizou no dia 11 de abril, na Subsede de Guaramirim, o Seminário de Planejamento das Atividades para os anos de 2022/2023. O supervisor técnico do Dieese/SC, economista José Álvaro Cardoso coordenou o planejamento no período da manhã com uma palestra sobre Conjuntura Econômica e Política do país, avaliando as negociações que aconteceram em nível de Brasil, a partir da realidade de que apenas 30% das categorias de trabalhadores obtiveram reajuste salarial acima do INPC/inflação, a exemplo dos Metalúrgicos de Jaraguá do Sul e Região.
 
Autor do livro “Saldo do Golpe em 2016: explosão da miséria e espoliação do Brasil” – o seu quinto livro a respeito do golpe de estado ocorrido no país –, José Álvaro criticou com veemência o desgoverno Bolsonaro, que não demonstra a mínima preocupação com a ampla maioria da sociedade, principalmente com os mais necessitados, e também analisou o conflito entre Rússia e Ucrânia, que pode nos levar a uma Terceira Guerra Mundial, provocada pelo interesse permanente dos Estados Unidos em atacar a soberania dos países, nesse caso, da Rússia.
 
Atividades do Sindicato
 
No período da tarde, o secretário de Formação e Política Sindical da atual diretoria do Sindmet, companheiro Valdir Fernandes de Oliveira, coordenou o planejamento e sugeriu uma série de atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano e em 2023. Entre elas, a realização de cursos de formação nas áreas de concepção e prática sindical, comunicação e expressão, e sobre os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), voltados aos trabalhadores. Também ficou definida a realização de um seminário sobre “Saúde do trabalhador”, abordando aspectos como ergonomia, condições de trabalho, EPIs, etc., e a reativação de eventos na Sede Recreativa do Sindicato. A diretoria também avalia a necessidade de contratar mais um(a) profissional para o Atendimento Odontológico.
 
A diretoria do Sindmet prepara uma intensa Campanha Permanente de Sindicalização para ser deflagrada junto à categoria. “Precisamos conscientizar cada vez mais a classe trabalhadora de que ela é a protagonista das mudanças que tanto lutamos e almejamos, e isso se dá a partir da união em torno do seu Sindicato representativo”, defende Valdir Fernandes, destacando que o Sindmet está comprometido com a Pauta da Classe Trabalhadora, aprovada durante a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), encontro ocorrido recentemente em São Paulo e que reuniu a CUT e outras oito Centrais Sindicais em torno das mesmas bandeiras de luta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − doze =